sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Datas diversas para o aniversário da Carris


<><>Hoje (04/01), faz exatamente 135 anos que o primeiro bonde a tração animal percorreu as ruas de Porto Alegre. Dia 4 de janeiro de 1873 saiu da praça da Argentina o primeiro bonde em direção ao arraial do Menino Deus. No dia da inauguração estavam presentes as autoridades políticas, civis, militares e religiosas, prestigiando aquele que era o símbolo do progresso nas ruas de Porto Alegre. A capital nesse momento adquiria ares urbanos e recebia seus primeiros serviços de coleta de lixo (1876), de saneamento (1878), além da usina do gasômetro (1874). A necessidade de um transporte numa capital que adquiria contornos urbanos fazia-se sentir numa cidade que abria suas portas para o progresso, principalmente pelo porto, principal ponto de comércio na capital.
<><>São 135 anos de companhia, mas as datas podem ser comemoradas diversas vezes no ano, pois quando afinal a Carris surgiu? Há no mínimo três alternativas para a comemoração da data festiva. A primeira delas é 27 de fevereiro quando se assinou o contrato entre Estácio Bittencourt (fundador da Carris) e o então presidente da província, Conselheiro Figueira de Mello. A segunda é 19 de junho de 1872, quando o imperador D. Pedro II autoriza o funcionamento através do decreto 4.985. A terceira data passível de comemoração do aniversário é hoje (04/01), quando a Carris começou realmente a funcionar. A data tradicional permanece até hoje sendo a segunda, festejada todos anos pela Carris, devido a importância política do evento.
<><>Se para nós o transporte por mulas ou burros pode ser visto como um atraso, para as pessoas que viviam em Porto Alegre na segunda metade do século XIX, ele era a marca do progresso na cidade. Os trilhos eram o que davam formatação às ruas e faziam com que a cidade adquirisse características urbanas. Não é à toa que a primeira linha de bonde foi para o bairro mais antigo de Porto alegre (Menino Deus). Há 135 anos passava por Porto Alegre a primeira linha de bondes da Carris, mais de um século de mudanças nos separam desse momento, mas a importância do transporte coletivo para a cidades demonstra o quanto marcante foi essa data para a capital gaúcha. Acima foto do bonde puxado a mula na frente do antigo mercado público.

Nenhum comentário: