segunda-feira, 17 de março de 2008

Duas décadas de Memória carregando 135 anos de história



<><>Esse mês, o Museu Itinerante Memória Carris está em festa. Amanhã ( 18 de março), comemoramos 20 anos de criação, pelo decreto 9.125 em 1988. O objetivo, segundo o decreto, era a conservação, restauração e divulgação dos documentos da empresa. Além disso, visava-se permitir aos estudantes, pesquisadores e historiadores um acesso fácil ao arquivo da empresa. No início, a Memória Carris localizava-se numa sala nas dependências da empresa. O local era o Centro de Treinamento (galpão), onde hoje é o refeitório. A visitas das escolas eram semanais e monitoradas. O museu era então supervisionado pela Secretaria da Cultura, através do Museu de Porto Alegre.
<><>Além da sala, localizada na sede da companhia, já existia um ônibus com uma exposição sobre a história da empresa. Segundo o jornal interno da Carris na época, o Transviário (o nome do jornal era referência aos profissionais de bonde), a sala do Memória recebia escolas segundo agendamento das 14 h às 16 h. Sobre o ônibus da época não possuímos muitos dados, mas sabemos de sua existência, já no período inicial da criação da memória na empresa.
<><>Hoje, o Memória localiza-se dentro de um Monobloco Merecedes Bens de 1984. O museu, diferente de outros modelos de ônibus, tem o letreiro alto, comum em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo os busólogos, para a capital só vieram 10 desses modelos, do número 151 ao 160. Um deles carrega, atualmente, a história da empresa mais antiga do país em atividade. Para os que visitam o Memória, o próprio local é parte da exposição que perpassa diversos momentos históricos da capital.
<><>Nessas duas décadas, o museu da Carris já passou por várias alterações em seu design e em sua exposição. Na busca de aperfeiçoar e adequar a exposição ao público alvo- adolescentes e crianças- muitas mudanças foram feitas. Hoje, o Memória tem painéis ilustrativos com fotos antigas e explicações didáticas, a fim de facilitar a comunicação com o visitante. Contudo, a principal transformação foi a participação que o museu tem da vida estudantil na capital. Isso porque, ao ser itinerante, o museu tem participado cotidiano das escolas, sem que elas precisem se deslocar até ele. As visitas ocorrem durante a semana e se inserem no cotidiano escolar, podendo ser incluídas, inclusive, nos conteúdos programáticos.
<><>O museu é recebido sempre com muita alegria por toda comunidade escolar. Representante da Carris e da própria memória da cidade, ele promove uma divertida e entusiasmante troca de histórias nos lugares por onde perpassa. Desde outubro do ano passado, o Memória está com um blog - http://memoriacarris.blogspot.com-/ na internet. Nesse ano, em comemoração aos 20 anos, foi criado o Museu Virtual da Carris, que pode ser acessado pela página da empresa - www.carris.com.br. As fotos já estão sendo constantemente acessadas e comentadas por estudiosos e interessados em transporte coletivos.

Nenhum comentário: