quinta-feira, 29 de maio de 2008

11 º Fórum Estadual dos Museus


<><>Encerra-se hoje o 11º Fórum Estadual dos Museus. O evento ocorre no Tribunal de Contas do Estado, no Auditório Romildo Bolzan. Com o objetivo de congregar profissionais de diferentes instituições, o fórum é o local ideal para divulgar projetos e discutir idéias, inovações e estratégias de ação.
<><>Ontem (28/05), pela manhã, apresentei nosso trabalho, com o título: “Projeto Memória Carris: valorização do patrimônio em Porto Alegre”. A troca foi muito enriquecedora, já que tive a oportunidade de compartilhar experiências com outros profissionais de diferentes lugares do Rio Grande do Sul. Fiz contato com outros museus e pude assistir, também, o trabalho que outras instituições têm desenvolvido.
<><>À tarde participei do mini-curso “Museu como Espaço Educador” ministrado pela professora Margarita Kramer, do Instituto de Artes da UFRGS. Discutimos estratégias de ação frente às demandas escolares e conceitos norteadores da prática museológica. Margarita fez parte da organização do evento ocorrido na Usina do Gasômetro em comemoração aos 50 da RBS. Sendo assim, tem experiência com grandes públicos, trazendo relatos das programações que participou.
<><>Hoje (29/05), é o último dia do fórum. Estão previstas mais algumas programações e a assembléia do Sistema de Museus. Acredito que todos que participaram puderam crescer em conhecimento, já que ouvimos sobre novas propostas e projetos. O que deu certo num determinado lugar pode dar em nosso espaço também. É preciso tentar, articular idéias e ações. Nem sempre tudo ocorre como esperamos, mas talvez nisso esteja toda a beleza do nosso trabalho e o desenvolvimento da capacidade de lidar com o inesperado.

Nenhum comentário: