terça-feira, 13 de maio de 2008

Caminhos até o Campus do Vale


<><>Quem diariamente utiliza o ônibus para se deslocar até o Campus do Vale (UFRGS) ou até a PUC não imagina o que era esse caminho há alguns anos. Na coluna de quarta feira passada, no Zero Hora, há uma foto dos alunos em suas manifestações por melhores condições do transporte. Segundo a reportagem, estudantes fizera um boicote à roleta em maio de 1978. Em troca da passagem de ônibus, eles ofereceriam ao cobrador um tíquete notificando que as despesas correriam por conta da Reitoria. O então prefeito, Guilherme Sócias Vilela, autorizou a aceitação do tíquete como medida de evitar maiores transtornos.
<><>O Campus do Vale, distante 20 quilômetros do centro, foi inaugurado na década de 70, em plena ditadura militar. Os primeiros cursos que foram para lá foram os das Ciências Humanas. Esta decisão hoje é vista como uma estratégia de evitar as manifestações políticas que tinham como palco o Centro da Capital e como principais protagonistas os estudantes das humanidades. Podemos imaginar as dificuldades que tinham os servidores, professores e funcionários para se deslocar até o Campus quando não havia muitas linhas para aquele local.
<><>Em 1977, a Carris inaugurou a linha Campus que ligava o Centro ao Campus, posteriormente ela seria alvo de manifestações . A linha Universitária (D43), seria inaugurada em 1996. Atualmente é a mais usada para quem se desloca do centro de Porto Alegre. O Universitária, inaugurada em 5 de agosto de 96, contava então com 41 viagens ao longo do dia. Durante a manhã, saía do Centro em direção ao Vale das 7h às 8h30 e do bairro ao centro das 12h30 às 13h. À tarde, das 17h às 19h30, ele se deslocaria nos dois sentidos e à noite, das 21h30 às 22h, sairia somente do bairro. O tempo de viagem passou a ser de 35 minutos com 16 paradas.
<><>Os funcionários receberam treinamento específico para atuar no D43, segundo o Volante (jornal interno da Carris). Em abril 1999, ela passou a operar durante o dia todo, não só na saída e entrada das universidades, iniciando seu itinerário às 5h55 até às 23h20. Nesse ano, também, o Universitára mudou seu itinerário, deixando de andar pela João Pessoa para se deslocar pela Osvaldo Aranha e Protásio Alves.
<><>Atualmente, quatro linhas da Carris vão até o Campus do Vale (Campus Ipiranga, D43, T8 e T10). A mais usada é a Universitária, tendo saída de quatro em quatro minutos. Acima foto do ônibus da Carris na manifestação, quando ainda usava-se o antigo logo.

Nenhum comentário: