quinta-feira, 5 de junho de 2008

Fórum dos Museus


<><>Na quinta-feira (29/05), foi o último dia do Fórum Estadual dos Museus. O evento foi encerrado com a conferência da professora doutora Denise Studart, do Museu da Vida- Fiocruz. Apresentando conceitos e ações que transformam a relação entre museu e sociedade, ela nos levou a uma reflexão sobre a função das instituições no mundo contemporâneo.
<><>A palestrante trouxe dados sobre pesquisas realizadas acerca dos visitantes de museus. Segundo essa, quase 60% corresponde ao público universitário ou com pós-graduação. Como já mencionado aqui, boa parte dos freqüentadores das instituições museológicas são pessoas com alto grau de escolaridade. No entanto, as ações educacionais geralmente dão resultado e trazem bons frutos para aqueles que as fazem. Prova disso é nosso trabalho com o Memória, que proporciona acesso, independente da condição sócio-econômica. Inclusive, foi esse o elogio feito pela escola Dona Luiza, do bairro Belém Velho (zona sul), visitada por nós na semana passada.
<><>Ao término do evento, creio que todos os que participaram levaram às suas respectivas cidades crescimento intelectual, novas discussões e questões. Foi grande a diversidade de instituições que participaram do fórum, tanto de história, como de biologia, tecnologia, variedades, entre outras. Isso demonstra também o quanto a definição de museu se ampliou nos últimos tempos. Eles podem ser considerados, muitas vezes, lugares de encontro, de conhecimento e até de lazer, já que alguns possuem cafés, bibliotecas e salas de leitura. No nosso caso, ele é um lugar de troca de histórias, experiências e identidade na Capital gaúcha. Acima está a primeira página de nossa apresentação no Fórum.

Nenhum comentário: