terça-feira, 1 de julho de 2008

Novidades para os amantes de bonde




<><>Para os que apreciam fazer as famosas miniaturas de bonde, agora está disponível, na página do Museu Virtual, um álbum com as plantas dos bondes. São dez modelos de veículos diferentes e devidamente identificados quanto ao ano de importação, procedência e fabricação. A maior parte dos bondes utilizados pela Carris vinham usados para Porto Alegre. Eles chegavam no Cais do Porto e eram recebidos com muita alegria pela população.
<><>Por virem de “segunda mão” tinham que passar pela oficina para entrarem em operação. Após 1928, quando a Carris tornou-se norte-americana - foi comprada pela Bond & Share- , iniciou-se um programa de importação de bondes. Foram comprados 161 bondes elétricos de dois trucks – 151 dos Estados Unidos e dez da Bélgica. Nesse período, décadas de 50 e 60, a Carris chegou a possuir 229 carros – 130 norte-americanos, 89 ingleses e dez belgas. Segundo o pesquisador Allen Morrison, a Capital tornaria-se uma verdadeira Meca para os estudiosos e apaixonados por bondes.
<><>Hoje, para os que tanto se encantaram com o veículo, sobraram alguns na Capital, como os da Polícia de Trânsito ou o que está em frente à Carris. No entanto, para aqueles que desejam o contato diário com os queridos há os que se dedicam a fazer ou comprar réplicas. Mario Quintana, por exemplo, tinha uma miniatura em seu quarto.
<><>Acima miniatura do bonde Gaiola, presente no Memória Carris.

Nenhum comentário: