quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Fotos antigas...


<><>Fotos antigas são instrumento de nostalgia. Em outra postagem, ano passado, já falei sobre o arquivo de imagens que a Carris possui (agora disponível on-line também). No entanto, apesar de todas terem a sua beleza, há sempre aquela que se destaca, por um detalhe, por algum lugar em particular, etc. Para mim, as que se destacam são as que consigo ver ou comparar com os locais atualmente.
<><>As da Praça XV (para quem não sabe, referência ao 15 de novembro de 1889, proclamação da república), por exemplo, são maravilhosas. O abrigo dos bondes, atualmente onde ficam as lancherias do local, continua intacto. Ele tem cor e aspecto diferente, mas os trilhos continuam lá, prova viva do passado não tão distante. Quantas pessoas passaram lá, na época dos bondes, esperando o seu, na fila. Alguns por certo se conheceram lá, namoraram e casaram, como muitas histórias que já ouvi de casais que se encontraram pela primeira vez nos elétricos (qualquer dia posto uma aqui).
<><>Esta semana digitalizei algumas fotos que estavam em um arquivo. Tem uma que me chamou a atenção em especial. Por quê? Porque é de um lugar familiar para mim, onde já passei várias vezes. É no bairro Navegantes, Rua Presidente Roosevelt, em frente à Escola 1° de Maio. A escola continua no mesmo local e ainda tem uma parada lá. A rua é diferente, tem uma delegacia na frente e os bondes não andam mais em Porto Alegre.
<><>No entanto, para um olhar descuidado, as fotos antigas podem não dizer muita coisa. É necessário um olhar atento para perceber sua beleza e a imensa riqueza escondida em cada detalhe. Tarefa difícil num primeiro momento, mas recompensadora. Elas são capazes de nos revelar traços valiosos do passado da Capital e são capazes de nos fazer viajar no tempo.

Nenhum comentário: