quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Primavera dos Museus


<><>Segunda feira iniciou, para muitos, a estação mais esperada do ano, a primavera. Além de marcar o fim do inverno, com temperaturas mais amenas e mais tempo de sol, é a época das flores e belezas naturais. As pessoas geralmente se animam mais para sair e curtir os dias à luz do sol, ainda não tão quente.
<><>Desde o ano passado, a estação marca também um evento importante em relação às instituições culturais, Primavera dos Museus. Com o objetivo de atrair público para as instituições, são promovidas palestras e atividades que tenham relação com a estação. Esse ano as datas já passaram, dia 20 e 21 de setembro, mas as promoções de atividades visando atrair visitantes não pararam. Aliás, este verão, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), serão promovidos encontros, projetos e palestras para promover a visita também em momentos de férias escolares.
<><>O tema dessa segunda Primavera dos Museus era diversidade e o quadro referente ao evento é, no mínimo, inusitado. Trata-se de um quadro de Tarsila do Amaral, intitulado Os Operários. Ela era uma artista que participou do movimento modernista, marcado pela contestação da cultura européia, então em voga, e valorização da diversidade brasileira. Seu quadro Antropofagia, por exemplo, foi analisado pelos críticos como uma forma de mostrar que devemos admitir, ou engolir (para usar a antropofagia), as formas européias de maneira crítica e adaptada ao contexto brasileiro. E viva a diversidade!

Nenhum comentário: