quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mês das Crianças (parte I)


<><>Ontem se iniciou um mês que para nós, do Memória Carris, é muito especial: o mês das crianças. Não quero me deter aqui nas questões comerciais da data (ela surgiu em torno destas), mas no seu objeto puro e essencialmente: os pequenos. Nesta postagem, colocarei alguns dados sobre a criação da data, em outras falarei do dia a partir de outras dimensões.
<><>A criação do Dia das Crianças no Brasil foi inicialmente sugerida pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.
<><> Contudo, o Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A idéia das duas empresas deu tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia.
<><>A origem, portanto, é comercial, no entanto, é importantes refletirmos um pouco sobre a infância hoje e suas multidimensões. Afinal, o que é ser criança atualmente?

Nenhum comentário: