terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Balanço do Memória em 2008



Dois mil e oito foi um ano diferente para o museu da Carris. As atividades que participamos foram diversas das tradicionais. Encerramos o segundo semestre contabilizando 18.649 visitantes em diversas regiões de Porto Alegre. Este também foi o ano que o Memória fez 20 anos, em março, com o decreto 9.125.
As escolas estaduais foram as mais visitadas. Contabilizaram 58% das visitas, seguidas das instituições particulares, com 24%. As novidades foram os Serviços de Atendimento Sócio Educativo (Sase), que em 2008 representaram 17%. Aumentou também o número de instituições infantis, uma inovação de certo modo, pois este não é nosso público tradicional.
Quanto às zonas de Porto Alegre, vamos mapear os lugares por onde andamos. Ano passado, as zonas central e norte representaram juntas cerca de 68% (centro 35%, norte 33%). A Zona Sul representou 28% das atividades. Foram 85 em 2008 em diversos pontos da Capital gaúcha, inclusive com uma visita à Ilha da Pintada, que não entra nas divisões regionais de Porto Alegre.
Foram vários os eventos que o Memória visitou. Além dos já tradicionais, a novidade foi o Caminho do Livro, na Rua Riachuelo, inaugurado em agosto. Ano passado fui pela primeira vez do Fórum Estadual dos Museus, onde tivemos a oportunidade de expor para profissionais nossas experiências. Nós, do Memória, participamos do mini curso Museu como Espaço Educador, ministrado pela professora Margarita Kramer, do Instituto de Artes da UFRGS.
Outro evento diferente foi a Feira de Transporte e Logística do Sul (Transposul), na Fiergs em julho. Diverso dos eventos usuais que o Memória participa, lá estavam muitos empresários e profissionais do setor de transporte no Rio Grande do Sul. O Memória foi muito apreciado no evento, recebendo muitas pessoas.
Em 2008 visitamos o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), escola técnica que existe em todo país. É a primeira vez que o museu visita um colégio profissionalizante, proporcionando uma experiência diferenciada para eles e nós. Lá tivemos contato com matérias e disciplinas diferentes das tradicionais.
Acima, gráfico das escolas visitadas.

Nenhum comentário: