quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia do Cobrador




Hoje se comemora o Dia do Cobrador. Embora a data não seja tradicional em outras empresas do transporte coletivo, na Carris ela é comemorada com festa. Além dos cumprimentos pelo seu dia, os profissionais, desta vez, estão sendo presenteados com uma linda caneca.
Dia festivo, nada melhor que uma pincelada de história para contextualizar a data. Nos bondes, os cobradores já existiam. No entanto, o nome era diferente, chamava-se condutor. Isso porque era ele que avisava o motorneiro a hora da partida, quando todos os passageiros já haviam descido. Além disso, ele tinha que andar de um lado para outro do veículo cobrando as passagens. Seu trabalho exigia um pouco de malabarismo, já que devia, ao mesmo tempo, equilibrar-se, cobrar a passagem e dar o troco. Os antigos passageiros relatam que eles costumavam andar com a mão cheia de notas enroladas nos dedos para facilitar o troco. Após a cobrança, deviam marcar os usuários no contador de passageiros, parecido com um relógio, que seria um “avô” da nossa roleta. Escrevi sobre ele aqui.
Os cobradores antigos enfrentavam uma série de dificuldades no cotidiano do seu trabalho. Era necessário muita atenção para que ninguém deixasse de pagar a passagem. Além disso, era comum pessoas falarem que já haviam pago, sem o terem feito. O mecanismo não era exato e podia trazer confusões, por isso muitos faziam a contagem de dez em dez. Imaginem em dia de muita lotação ou em horário de pique: o trabalho era dobrado! Conheci pessoas que me contaram que nunca pagaram a tarifa em bonde. Sempre havia um jeito de escapar, afinal, existiam quatro portas abertas na maior parte dos veículos. É claro que muitas vezes os condutores irritavam-se com os que não queriam pagar e há relatos de profissionais correndo atrás dos que se recusavam.
Os primeiros ônibus também não tinham roleta e os cobradores costumavam deslocar-se dentro do veículo para a cobrança da passagem. Posteriormente, o uso da roleta faria o Ministério Público exigir que os profissionais ficassem sentados. A data em homenagem ao dia do cobrador foi institucionalizada em 2001 e desde então é comemorada tradicionalmente na Carris. Parabéns aos cobradores pela data de hoje!
Acima foto de um bonde lotado, durante o racionamento de combustível durante a II Guerra Mundial. Imaginem o trabalho do condutor em um dia como esse!

Nenhum comentário: