sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Novidades pelo Chile



O projeto do bonde histórico no Chile acaba de concluir sua primeira parte e, afirmo, pelas fotos, a restauração ficou ótima. O veículo estava a 170 km de Santiago e teve que ser transportado, antes do restauro. Segundo Santiago, presidente do instituto, o trabalho foi repleto de dificuldades, pois o elétrico encontrava-se em péssimas condições, já há anos sem uso.
Ainda falta algum tempo para que os chilenos possam ver o bonde percorrendo as ruas do bairro Brasil em Santiago, mas o trabalho até aqui já é considerável. Em julho publiquei aqui a notícia, enviada-me também por Santiago, que o projeto havia recebido US$ 1,5 mil para o translado e a restauração.
A cidade de Santiago tem algumas peculiaridades em relação a Porto Alegre. Lá é grande a quantidade de trilhos que ainda existem, embora o período de fim dos elétricos seja de cinqüenta anos (acabou em 1968, tendo funcionado por 110 anos). Em Porto Alegre, os trilhos permanecem em frente ao Mercado Público e em alguns pontos, onde dentro do asfalto desgastado, aparecem restos dos antigos trilhos. O projeto do Chile prevê a reutilização destas linhas, com algumas implantações e modificações, os bairros escolhidos são Brasil e Yungay.
A linha de bondes no Chile, segundo Allen Morrison, foi a primeira do Hemisfério sul e uma das primeiras do mundo. Ela nasceu em 1858 (a de Porto Alegre só viria em 1872), pela Companhia Carris a Vapor que ligava Santiago com São Bernardo. Os acionistas eram chilenos, mas havia muitos engenheiros norte americanos e a linha teve como base projetos desenvolvidos nos Estados Unidos. Em 1859 a empresa já operava com 20 bondes e intervalo de 10 minutos. Os elétricos lá foram inaugurados em 1900 (na Capital gaúcha só seria em 1908). Diferente daqui, também, por lá os bondes eram fabricados no próprio país.

Nenhum comentário: