segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bonde Histórico


Assim como em Santiago (onde o projeto ainda está em execução), no Chile, em Santos (SP) o bonde histórico já é uma realidade desde 2000, quando foi inaugurado no Paço Municipal, na Praça Mauá. O passeio percorre pontos históricos abordo de um bonde aberto de 1920, acompanhado do motorneiro e condutor. Há duas opções de passeio, a Bond Tur, que é acompanhado por um guia turístico mediante agendamento e a circular, com freqüência de 15 minutos de terça- feira a domingo.
A novidade é que a linha histórica de Santos vai ser ampliada de seus 1,7 km para 5 km de extensão. Segundo o Jornal A Tribuna, dois bondes turísticos foram doados pela cidade de Turim, na Itália, e devem chegar lá este mês ainda. A iniciativa faz parte de um contrato de cooperação estabelecido em julho do ano passado pela Prefeitura de Santos e o Gruppo Torinese de Transporti (GTT), empresa que controla os transportes coletivos no País. Os veículos estão sendo trazidos em três contêineres, pelo navio MSC Carolina. O desembarque será feito no cais santista, no terminal marítimo da Rodrimar.
O bonde em Santos foi inaugurado em 1871 (um ano antes de Porto Alegre) pela Cia. Melhoramentos da Cidade de Santos. Os veículos, puxados por burros, faziam o transporte de gêneros alimentícios, mercadorias e passageiros. Em 1904, iniciou-se o período de maior desenvolvimento do transporte em Santos quando a The City of Santos Improvements Company Ltda. assumiu o controle das linhas de bonde. A 28 de abril de 1909 (um ano após nossa Capital), foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos, ligando o Centro de Santos a São Vicente, via praia. O serviço de bondes na cidade paulista terminou em 1971, sendo a última cidade a extingui-lo no Brasil.
A linha histórica de Santos serve de inspiração para o projeto de Porto Alegre, sendo que representantes da Carris já estiveram por lá recolhendo os documentos e projetos. Além de Santos, existe a de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Mas esta é assunto para outra postagem.

2 comentários:

Emilio Pechini disse...

Parabéns pela matéria e pelo blog.

Vale lembrar que neste ano de 2009, completa-se 100 anos da inauguração da primeira linha de bondes elétricos em Santos e está prevista uma grande comemoração da data na cidade.

Já os 100 anos de bondes (sem ser elétricos, ou seja, de tração animal) ocorreu em 1971 - justamente o ano em que a prefeitura de Santos extinguiu o serviço. Na época, claro, não houve nenhuma comemoração.

Anônimo disse...

O livro "Bonde, saudoso paulistano", traz fotos surpreendentes de bondes e texto do jornalista Fernando Portela. É muito bem produzido. Vale a pena!