segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Carris nos dois lados do Atlântico

A nossa Companhia Carris tem uma co-irmã, no outro lado do Atlântico, a Carris de Lisboa, em Portugal. Ambas foram criadas em 1872, a Carris de Lisboa foi fundada em 18 de setembro, e a de Porto Alegre, em 19 de junho. Os primeiros carros elétricos começaram a circular na capital portuguesa em 1901, enquanto, por aqui, os bondes puxados por mulas começaram a ser substituídos em 1908. Na década de 1940 foi inaugurado o serviço de ônibus nas terras de “além mar”, na capital gaúcha esses veículos já funcionavam desde 1929. Embora existam pequenas diferenças na cronologia das duas empresas, as duas tiveram papel fundamental no desenvolvimento urbano, bem como grande importância para a mobilidade dos cidadãos porto-alegrenses e lisboetas, até os dias de hoje.


A história da nossa "co-irmã" é contada para a população, desde 2000, no Museu Carris, um espaço que demonstra a importância dessa memória centenária. Por meio de documentos e objetos expostos os visitantes podem realizar uma viagem no tempo, que continua sendo construída na cidade. A Carris de Lisboa, bem como a Cia. Carris Porto-Alegrense fazem parte de nosso passado e presente, são narrativas construídas no do dia a dia do cidadão.

Embora em Porto Alegre os bondes tenham deixado de circular em março de 1970, em Lisboa eles continuam em pleno funcionamento. Tanto os antigos, pequenos e construídos em madeira, como os modelos novos, modernos e sofisticados. Seja sobre os trilhos ou sobre o asfalto a história dessas companhias continua sendo escrita nos dois lados do oceano, através da participação de seus usuários e colaboradores. Narrativas que estão para além das páginas dos livros, fazem parte do cotidiano das cidades.

3 comentários:

Vogt disse...

que lindo que tá esse blog.. sinto orgulho de ter participado disso tudo!!
beijos

Unknown disse...

Olá Bom dia Eu sou Célia Carris. Nascida em Cianorte Paraná e fique surpresa ao encontrar esses dados.
gostaria de saber mais sobre tudo isso. Pois sempre que posso organizo excursões pelo Brasil mas desconhecia a excistencia de duas empresas de transporte com meu sobrinome quem sabe um dia possamos conher-lá. Um grande abraço a todos Célia
celia_carris@hotmail.com

Unknown disse...

Achei muito interessante, saber a origem da nossa Carris, meu pai foi funcionário, e também entender pois vi num documentário em Lisboa veículos tão parecidos com os da Carris.