quarta-feira, 18 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus


Hoje comemoramos o Dia Internacional dos Museus. Com objetivo de ressaltar a importância dessas instituições para a sociedade, a data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM), em 1977.
 Este momento é propício para refletirmos sobre o papel dos museus na atualidade. A partir de uma relação dialógica com a comunidade, as instituições museológicas contemporâneas são espaços multidisciplinares que trabalham com preservação, conservação, comunicação, educação, investigação, entre outras ações nas diferentes áreas do conhecimento. No entanto, para promover o desenvolvimento desses espaços museais é imprescindível à elaboração de políticas públicas. Nesse sentido, em 2009 foi sancionada a Lei nº 11.906 que criou o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.  
            O IBRAM é um órgão muito importante para fomentar a criação de novas instituições e o desenvolvimento das já existentes, procurando melhores formas de expansão e manutenção do acervo, aumento de freqüência, arrecadação financeira, descentralização, entre outros aspectos relacionados à gestão. Dessa forma, temos uma política pública para gerenciar a área museológica no país. Todos os anos o IBRAM promove a Semana Nacional dos Museus, em celebração ao Dia Internacional A Semana é um momento no qual são desenvolvidas atividades em todo o país, este ano a temática é Museu e Memória.
No caminho de ampliar as possibilidades do nosso Museu Itinerante Memória Carris, antigamente vinculado a Assessoria de Comunicação e Marketing da empresa, foi institucionalizada, recentemente, a Unidade de Documentação e Memória Carris. Dessa forma, além de trabalhar com a divulgação da história da Cia, configura entre nossos objetivos explorar, através das memórias e histórias que a Carris compartilha com Porto Alegre ao longo de mais de um século, ações culturais, educacionais e sociais que promovam o desenvolvimento da cidadania.

Nenhum comentário: