quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Cobrador mais famoso da Carris


O nome dele é Agilberto Quiroz, mas dessa forma ninguém lhe conhece, é como Melancia que o cobrador mais famoso da Carris é conhecido pelos colegas e passageiros. O apelido, segundo nos relatou, surgiu por acaso, quando ele, conversando com um motorista, relatou que um determinado colega não gostava que lhe chamassem de “melancia”. A partir desse momento todos passaram a lhe chamar dessa forma, fazendo com que o Agilberto fosse mais um dos que é conhecido mais pelo apelido do que pelo nome registrado.

São 25 anos de Carris, todos eles vividos nas linhas circulares (os c’s), primeiramente no C3 e hoje no C2. A fama de Melancia vem, no entanto, não pelo seu tempo de trabalho, mas pela relação peculiar estabelecida entre ele e os passageiros. Melancia inaugurou as festas nos ônibus em Porto Alegre e foram muitas: festa de São João, dos namorados, de Santo Antônio, entre outras.  Além disso, havia, no ônibus, a hora da receita, do chimarrão, etc. De acordo com seu relato, tudo começou em 1994 quando uma passageira lhe contou que faria aniversário no outro dia, mas que passaria sozinha, já que estava longe da família que morava em Minas Gerais. Após a menina descer, Melancia combinou com os passageiros uma festa para a garota e comprou para ela um buquê de rosas. No dia do aniversário, após a porta se fechar, todos se uniram para cantar o “parabéns a você” para a aniversariante, seguido de presentes e com direito a bolo e vela. Os olhos da menina se encharcaram e a voz ficou embargada.

Melancia já foi reportagem no Fantástico, Globo Repórter e Al-Jazeera, canal da Arábia.  A turma que com ele organizava as festas e comemorações no ônibus é chamada por ele de “turma da pesada”. São incontáveis as lembranças recebidas pelos passageiros, que vão desde carne de ovelha, porco e gado até uma viagem para a Bahia. O cobrador mais famoso da Carris trabalha de manhã no C2, alegrando e divertindo os usuários que transitam pelo centro.

Clicando aqui vocês poderão conferir o vídeo do 2º Prêmio Destaque Ação Social, promovido pela Cia. Carris no dia 30 de maio de 2007 onde, entre outros funcionários da empresa, foi homenageado o Melancia.


Nenhum comentário: