segunda-feira, 18 de julho de 2011

Compatilhando vivências no Mercado Público

Na última sexta feira, dia 15, às 18h, tivemos a nossa 2ª Roda de Memória no Mercado Público. Escolhemos o lugar pela representatividade dele junto à população de Porto Alegre e pelo Patrimônio histórico e social que esse local agrega não só na Capital, mas na região metropolitana também. Dessa forma, não foi surpresa a recepção do público ao evento, o que nos trouxe muita satisfação.
Na primeira parte do evento lançamos a exposição Trajetórias no Volante, da qual já falamos aqui. Estiveram presentes na abertura nove dos onze motoristas homenageados. Na ocasião, Renata Andreoni, coordenadora da Unidade de Documentação e Memória, apresentou os eixos norteadores da mostra e parabenizou os que ali representavam os diversos motoristas que trabalham nos terminais da Companhia. Após a sua fala, o Diretor- Presidente da Carris,  João Pancinha, felicitou aos profissionais do volante pelo seu dia e pelo trabalho comprometido e responsável que fazem, propiciando um transporte de qualidade à população porto-alegrense.
Após o lançamento da exposição, tivemos o privilégio de ouvir os depoimentos dos componentes da mesa: Jorge Gomes Monteiro (motorneiro aposentado), José Tadeu de Mello (Presidente da Associação dos trabalhadores aposentados e pensionistas em Transportes Rodoviários de Porto Alegre e Região Metropolitana) e Sérgio Vieira (Presidente da Associação Única dos Rodoviários Aposentados). Os relatos emocionaram membros da platéia e fizeram com que outros também compartilhassem suas vivências, esse foi o caso do Sr. Adão Salvador e Sr. Boaventura Souza, ex-motorneiros que puderam reviver importantes momentos de suas trajetórias pessoais. Em certo momento, Renata Andreoni, que mediava a mesa, chamou a primeira motorista de Porto Alegre, Teresinha Izabel, que realizou sua primeira viagem em 1974, após uma longa história pessoal de lutas e superação. Muitos outros que ali estiveram poderiam também dividir suas memórias, mas, com o objetivo de repetir o evento, guardamos outras lembranças para novas oportunidades.
Em nome da equipe da Unidade de Documentação e Memória da Carris, e de nosso presidente  João Pancinha, agradecemos a todos  que prestigiaram o evento, que dividiram conosco suas vivências e que nos permitiram reviver a história da Companhia e da Capital. A história do transporte é mais que a memória de uma empresa, é a história de Porto Alegre, do modo como essa se constituiu, cresceu e se mantém, como pólo aglutinador de vivências e memórias coletivas.  Na foto acima, os depoentes, Abade (presidente da Use Carris), João Pancinha (presidente da Carris) e nosso querido "Boca Cheia", que se vestiu de motorneiro.

Nenhum comentário: