sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Memória Carris na Feira do Livro


A Memória Carris está participando da 57ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Nosso espaço está localizado junto ao Cais do Porto, na Área Infantil e Juvenil, bem próximo à Praça de Alimentação.
Em meio a um dos cenários mais belos de nossa Capital, montamos e equipamos uma cabine para registrar depoimentos daqueles que cultivam memórias sobre a cidade, o desenvolvimento e a mobilidade do espaço urbano. Nosso objetivo é aumentar o nosso acervo audiovisual, fomentando a pesquisa e a produção sobre a história do transporte coletivo e de Porto Alegre, bem como desenvolver elementos culturais (vídeos, exposições, publicações, etc.) com finalidade educacional e social, de valorização dos elementos urbanos e da cidadania.
Dentro da cabine, o depoente é convidado a compartilhar suas vivências da Porto Alegre antiga e contemporânea, através de suas experiências citadinas, destacando-as a partir do transporte (bondes e ônibus) .  Antes de adentrar a cabine, os visitantes são recebidos pela exposição Fragmentos Urbanos, composta por fotografias antigas e atuais do transporte público nas ruas e avenidas da Capital. As imagens demonstram a trajetória compartilhada, desde o século XIX, da Carris com Porto Alegre. Além de chamar a atenção do público, as fotos despertam as lembranças individuais que constituem o nosso imaginário urbano.
A troca que vivenciamos nesse espaço está sendo muito gratificante. Até o presente momento já recebemos mais de 50 depoimentos que demonstram a importância da história da Carris para além dos documentos oficiais. Tanto nos relatos registrados, como nos comentários sobre as fotografias expostas, podemos perceber a importância do transporte público na vida dos porto-alegrenses.
Aguardamos a todos e todas até o final da Feira, no dia 15 de novembro.
Venha compartilhar suas histórias!





Nenhum comentário: