quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Diálogos e Reflexões sobre a Cultura Afro-Brasileira: 1º Encontro da Consciência Negra no Museu da Comunicação.

No dia 24 de Novembro os palestrantes da Exposição VIDHAS juntamento com a Historiadora da Memória Carris Renata Andreoni Participaram da mesa redonda no Evento: Diálogos e Reflexões sobre a Cultura Afro-Brasileira:  1º Encontro da Consciência Negra no Museu da Comunicação.
Foi uma troca de vivências que os palestrantes: Lorecinda, Jorge Terra , João Candido e a  Coordenadora do Projeto Renata Andreoni proveram a respeito do Projeto VIDHAS nas escolas.

Para quem não conhece a Exposição VIDHAS é composta por 21 banners que de uma perspectiva linear, apresenta a história de lutas e conquistas dos negros pelos Direitos Humanos. A mostra inicia na declaração de 1948, abarca  figuras como Martin Luther King e chega ao Brasil tratando da escravidão, libertação  e formação de quilombos no país e em Porto Alegre. Na parte da contemporânea são apresentados quatro personages de etnia negra que contam sua busca pelos direitos humanos, um deles é sobrinho neto de João Candido o "Almirante Negro".

Através de palestras em escolas, estes personagens mostram para a comunidade a importância da conquista pelos Direitos Humanos.




Após a mesa redonda foi feito o itinerário "Territórios Negros" que trata-se de um ônibus da Carris  com a monitoria de uma historiadora  ele percorre os territórios de Porto Alegre que estão ligados a história dos Negros, desde o Mercado Público e a tradição do "Bará" , as sociedades Quilombolas, Igreja das Dores, Praça da Forca entre outros.

CONFIRA!!!


Nenhum comentário: