quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A "certidão de nascimento" da circulação de ônibus


A "certidão de nascimento" da circulação de ônibus em Porto Alegre

Entre a documentação presente em nossos arquivos, encontramos o contrato celebrado entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Companhia Carris Porto-Alegrense de 1928. Este contrato foi elaborado modificando aspectos do anterior, firmado em 1925. Trata-se, na verdade, da "certidão de nascimento" da circulação dos ônibus em  Porto Alegre. Nele estão acordados como deveria ocorrer a inclusão deste meio de transporte entre os serviços prestados pela Companhia Carris. Através da transcrição de alguns trechos desta documentação, será possível observar, além das diferenças ortográfica entre a época e o presente, aspectos da relação entre a Companhia e o Município no período em questão. Vale a pena lembrar que neste momento a Companhia Carris pertencia a um grupo norte-americano, sendo, portanto, uma empresa privada: "(...) Aos 13 de setembro de 1928 na Intendencia Municipal de Porto Alegre, sala da Procuradoria, presente a Municipalidade de Porto Alegre, representada pelo Major Alberto Bins, Vice Intendente em exercício, e a Companhia carris Porto Alegrense, representada pelo seu bastante procurador, George E. Sands (...) convencionaram alterar o convencionaram alterar o contracto celebrado em dois de maio de mil novecentos e vinte cinco e additamento de vinte e tres de outubro do memsmo anno, substituindo as clausulas em vigôr pelas seguintes:

CLAUSULA I

I A Intendencia Municipal reconhece à Companhia, dentro do município, o direito exclusivo de explorar o serviço de transporte collectivo, em bondes ou outros vehiculos semelhantes que trafeguem sobre, até 2 de maio de 1975.

II No intuito de dotar a cidade de melhor transporte, visando as necessidades actuaues e futuras, fica a Compainha auctorisada, mas sem privilegios, a complementar e extender o seu serviço de bondes por serviço de auto-omnibus (...). Entende-se tambem que à Companhia será facultado augmentar a capacidade de transporte das actuaes linhas de bondes, fazendo um serviçi complementar com auto-omnibus (...)". Torna-se interessante observar que os bondes deixaram de circular em Porto Alegre em 1970, a pesar da companhia ter o direito de explorá-los até 1975. Os chamados na época como "auto-omnibus", passaram a circular na cidade no ano de 1929, um ano, portanto, após a celebração do contrato a cima citatdo. 



FOTO: Primeiro ônibus de transporte público que circulou em Porto Alegre, no ano de 1929.

Nenhum comentário: