segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Relatorio da Directoria Companhia Força e Luz Porto Alegrense

Relatorio da Directoria da Companhia Força e Luz Porto Alegrense


Temos em mãos um documento de 1909. Trata-se do relatório da Diretoria da Companhia Força e Luz da cidade de Porto Alegre, empresa que foi responsável pela distribuição de energia e pelo transporte público na cidade até meados da década de 1920, quando suas usinas termoelétricas passaram para a Companhia de Energia Elétrica Rio-Grandense (CEERG) e seu controle acionário para a empresa norte-americana Eletric Bond and Share. Foi a partir deste período, na década de 1920, que a empresa responsável na época pelo transporte de bondes em Porto Alegre adquiriu o nome pelo qual é conhecido até hoje: Companhia Carris Porto-alegrense. Neste relatório de 1909 (3 anos após ao início da circulação de bondes elétricos nesta Capital), foi discutida uma propostas de compra da companhia. Iremos transcrever um trecho do citado relatório para melhor entendermos como se deram estas negociações que, na realidade, não tiveram sucesso. "(...) Proposta de compra da companhia - A assembléa geral extraordinaria dos snrs. accionistas, realisada em 16 de janeiro de 1909, teve conhecimento da proposta pela Anglo South American Public Works Company Limited para adquirir todos os bens da Companhia Força e Luz Porto Alegrense. A proposta, datada de 7 daquelle mez e anno, e apresentada pelo Snr. Ambrosio Archer, Consul Britannico nesta capital, mereceu a acceitação da assembléa geral então reunida; o completo termo da transacção, e este lapso de tempo se houvesse escoado sem que a venda tivesse lugar, foi convocada a assembléia geral extraordinaria de 22 de junho de 1909, que deliberou não conceder a extensão do praso, como nessa occasião pedira a Anglo Soth American Company (...)". 
Torna-se importante salientar que a transcrição do documento foi feita respeitando a grafia correta do português na época em questão. A seguir anexamos uma fotografia de Porto Alegre das primeiras décadas do século XX.


Nenhum comentário: