sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

As Linhas Transversais


Na década de 70 a Carris já tinha abandonado os bondes e investia no serviço de ônibus. E foi com este propósito – qualificar o sistema de transporte coletivo da cidade – que foram implementadas as primeiras linhas transversais.
O projeto das transversais foi idealizado pela Empresa Brasileira de Planejamento e Transportes (GEIPOT) que, juntamente com o GERM (Grupo Executivo da Região Metropolitana), fez uma análise da situação do transporte público urbano. A conclusão foi a de que, em Porto Alegre, 60% dos usuários de ônibus estavam na região central porque não havia outra maneira de chegarem a seu destino sem passar pelo centro.
A Secretaria Municipal de Transportes de Porto Alegre (SMT) lançou o projeto para as empresas de transporte coletivo, sendo a Carris a única a demonstrar interesse. Dessa forma, a empresa compra 30 ônibus que são divididos em 4 linhas. O trajeto do T4 era o mesmo da linha 89 – Perimetral Parque Lavoura, apenas mudando o nome. As linhas T1, T2 e T3 foram criadas para atender as necessidades apontadas pelos estudos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do então prefeito Guilherme Socias Villela e de outras autoridades, fazendo a volta inaugural do percurso da linha T1 no dia 06 de fevereiro de 1976, partindo da Praça Espanha, terminal do T1.
 O sucesso da iniciativa fez com que, nos anos posteriores, novas linhas transversais tenham sido criadas, atendendo a outros bairros e estendendo ainda mais o alcance dos benefícios de um sistema de transporte bem articulado e sintonizado com as necessidades dos cidadãos.  




Atualmente a Carris conta com mais de 11 linhas transversais, percorrendo a cidade de Porto Alegre e transportando com agilidade e rapidez a população.( A esquerda a linha T5 nos anos 90, e abaixo nos anos 2000 repare a diferença).

Nenhum comentário: