quarta-feira, 27 de março de 2013

Aniversário de Porto Alegre


Ontem dia 26 de Março, foi o Aniversário de Porto Alegre. Essa cidade de 241 anos, muitas histórias e a Carris há 141 anos participa da construção dessa história. Desde os primórdios com os bondes a tração animal, com a primeira linha que ia até o Arraial do Menino Deus, após com o sucesso sendo estendido há outras linhas.
Já na decada de 1900 com a chegada dos elétricos, os bondes trouxeram o glamour, ajudaram cada vez mais no progresso e no crescimento da cidade, as pessoas ficavam encantadas com os elétricos e suas luzes a noite.
A Carris, participou de um fato muito importante para o crescimento da Cidade: o fornecimento de energia elétrica. Isso alavancou o progresso.

Os bondes eram o "fio condutor" da população com a sociabilidade, pois os grandes espaços como: cinemas, mercado público, teatros, bares, cafeterias, grandes lojas. Contam os antigos que as pessoas, botavam suas melhores roupas e iam de bonde até o centro passear na Rua da Praia, ir no Café Ambergen no abrigo dos bondes. A Carris, também participou do mundo futebolístico da Capital, com craques como "Airton Pavilhão" que jogou no time da Cia o "Força e Luz".
                                         
No período americano, a Carris participou da questão cultural da Cidade com o famoso "Jazz Carris" no qual funcionários da empresa eram os músicos, deste grupo nasceu o grande Gaiteiro Pedro Raymundo.
Com a encampação a Carris foi para o controle a da prefeitura, vieram os trolleibus, os bondes sairam de circulação dando lugar aos modernos onibus. A antiga garagem da João Pessoa foi a abaixo dando lugar a Perimetral. A Carris, sempre esteve presente na cultura de Porto Alegre, com suas diversas atividades e eventos culturais, com o onibus memória Carris, exposições como A Temporânea e a  Atividade VIDHAS.

Parabéns Porto Alegre, pelos seus 241 Anos de história!

Nenhum comentário: