segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Empresa Carris Urbanus de Porto Alegre



Entre os ano de 1872 e 1893 a Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense (atual Carris Porto-Alegrense)  exerceu com exclusividade a exploração do transporte público em Porto Alegre. No dia 15 de janeiro de 1893, começaram trafegar na cidade os carros da chamada Carris Urbanus de Porto Alegre. A Carris Urbanus vem preencher espaços na constituição da malha que, paralelamente ao crescimento da cidade, vai ao pouco se alastrando. Esta empresa operava nos bairros Partenon, Independência e Floresta, locais onde ainda não havia serviço de transporte. Como os veículos da Urbanus eram menores, eles foram apelidados pela população de "Caixa de Fósforo".Os bondes da Urbanus eram puxados a burros (os elétricos só chegaram à Porto Alegre em 1906), " (...) eram carros com 6 pés e 6 polegadas de largura, leves e cômodos, que poderão andar para frente e para trás, mudando-se apenas os animais de lugar (...)"*.
As linhas ficaram assim divididas: a Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense administrava a Menino Deus, Navegantes, Partenon - fim da linha na estação Várzea (Atual parque Redenção)- São Pedro, São João, Glória, Cascata e Teresópolis. A Carris Urbanus de Porto Alegre, por sua vez, era responsável pelas linhas Moinhos de Vento, Floresta, Partenon- fim da linha na Praça Senador Florêncio, trafegando pela Independência e Cristóvão Colombo.
Uma dúvida comum nos porto-alegrenses atuais é por que as primeiras empresas de transporte coletivo se chamavam Carris. Esta expressão era utilizada para denominar os trilhos da malha viária, sendo hoje dia muito pouco usual.             

*D´Amasio, José Genésio. Depoimento dado para a produção do livro "Carris, 120 anos". 



Nenhum comentário: