quinta-feira, 11 de abril de 2013

Novos Amigos


Novos amigos

Na segunda-feira desta semana publicamos um texto comentando uma matéria do Jornal Zero Hora sobre as condições em que se encontram antigos bondes que circularam por Porto Alegre. Em nosso texto falamos sobre um destes veículos da Cia. Carris Porto Alegrense que foi comprado por uma senhora e transformado em  atelier na Zona Sul da Capital. Terça-feira verificamos que havia um comentário para a nossa publicação e, muito felizes, constatamos que se tratava de um texto produzido pela filha da senhora Zilka Dornelas Ponsi, a pessoa que havia comprado o bonde; antes dele virar sucata; e transformado o mesmo em atelier. Decidimos reproduzir o texto que recebemos para que outros de nossos leitores possam tomar conhecimento do carinho que recebemos destes novos amigos: 
"É com grande alegria que leio o texto publicado pela equipe Memória Carris sobre a iniciativa da minha mãe, Zilka Dornelas Ponsi, de resgatar um exemplar dos bondes, evitando que o veículo virasse sucata. O esforço para manter o bonde em bom estado não é tarefa simples, mas a recompensa é enorme, e a comunidade da Zona Sul tem apoiado e participado dos projetos de resgate da memória e valorização da cultura e da arte propostos pela nossa associação. 
A história da cidade precisa ser valorizada, e o grupo responsável por esse trabalho dentro da Carris merece destaque pelo nobre trabalho de preservação de documentos, fotos e peças antigas.  É justo nesse ponto que nossos interesses convergem e, portanto, auxiliar na coleta de materiais históricos tem sido uma de nossas propostas.
Vivemos um período no qual valores antes aceitos estão sendo revisados: o meio ambiente saudável e o patrimônio histórico são temas debatidos nos mais altos setores da sociedade, sobrepondo-se ao discurso do progresso desordenado. A população luta por uma cidade harmônica e saudável, que privilegie os espaços abertos e o transporte público de qualidade e acessível a todos.
É tempo de mudar paradigmas, de repensar o planejamento urbano e ambiental de forma sustentável, de formar parcerias e de participar coletivamente da construção da cidade. O futuro de Porto Alegre depende de iniciativas conjuntas e da participação popular e efetivamente democrática. 
Nós, artistas do Atelier do Bonde, buscamos ser sujeitos ativos desse processo e apoiamos a imediata instalação do bonde histórico no centro da cidade. 
                                                                                            Angela Dornelas Ponsi."

Para nós do Memória Carris fica a alegria de saber que contamos com estes amigos em Porto Alegre, pessoas que compartilham conosco de uma visão sobre a cidade que contemple a preservação de suas memórias e que valorize a sua cultura. Temos certeza que, assim como o Atelier do Trem, existem inúmeros lugares e grupos de pessoas em nossa cidade que lutam por estes valores. Agradecemos a nossa amiga Angela por suas palavras, e agradecemos especialmente a Dona Zilka por sua iniciativa. 



*Fotografia do dia da "Despedida dos Bondes", de 1970. 

Nenhum comentário: