segunda-feira, 20 de maio de 2013

O que é Busologia?

O que é busologia?

Já noticiamos aqui em nosso blog, que temos em nossa equipe um colaborador voluntário, trata-se do Ismael, um colega muito querido por todos nós. O Ismael nos procurou oferecendo seus conhecimentos porque ele é busólogo, ou seja, uma pessoa que adora ônibus e que tem um grande conhecimento sobre este assunto. O nosso colega voluntário sabe muito da história da Carris e dos seus ônibus e bondes, nos auxiliando com informações sobre antigos modelos destes veículos que já circularam por Porto Alegre. 


* Nosso colega busólogo, Ismael.


Consultando o material presente em nosso acervo, encontramos uma revista que trás uma matéria explicando o que é a busologia e o que é ser busólogo. Iremos transcrever parte desta matéria para que nossos leitores tenham mais informações sobre o assunto:

"Como surgiu esta paixão: busólogos e busologia!

'Durante muitos anos achei que fosse o único a gostar de ônibus, até que com o advento da internet, descobri que não era o único. Acredito que a maioria tenha sido assim. Então como explicar que uma criança que nem havia saído das fraldas, já possuía um fascínio pro esse mundo dos ônibus? Com um pouco mais de idade, pegava brinquedos e fazia a mesma associação, como eu morava numa casa com quintal grande, tive liberdade para criar vários itinerários diferentes (era uma empresa fictícia), fazia planilha na mão, relação de frota com nº sequencial e diferentes carrocerias de acordo com o que eu via rodando nas ruas' - Salomão Jacob Golandski, de Porto Alegre, RS. O que é um busólogo? O termo não consta em nenhum dicionário. a palavra surgiu no Brasil por intermédio do projetista Hélio Luiz de Oliveira, designer e ex-funcionário da extinta fábrica paulistana de carrocerias Thamco. Como admirava seu trabalho com os ônibus, coletava todo material possível que estivesse relacionado a ele acabou por fundar em abril de 1979 o CDO Clube de Desing de Ônibus. O CDO foi a primeira entidade civil formada por colecionadores e admiradores de carrocerias no país. mas foi em 1986 que os colegas de Hélio na Thamco começaram a chamá-lo de busólogo (...). Do apelido surgiu o nome para a sua paixão: busologia. Não é uma ciência, e sim uma espécie de hobby ou passatempo um tanto complexo, ainda mais levando em consideração que muitos cultivam esta preferência desde criança e dificilmente sabem explicar o motivo. Nesta singela teoria, os adeptos frequentam terminais, garagens e desenvolvem o maior interesse sobre o assunto. Ninguém toma a busologia como profissão, os busólogos basicamente se interessam em obter informações e colecionar todo e qualquer material relacionado ao universo do ônibos como fotos, brindes, cartazes, revistas, livros e informações em geral- registrando assim, a evolução do transporte coletivo. Mesmo se tratando de um hobby, quem exercita o faz com muita seriedade. Tanto é que muitas empresas reconhecem e apoiam os busólogos, inclusive aceitando sugestões e pedidos. Foi assim que tudo começou...".*Revista "Primeiro ônibus", ano 4, novembro de 2009. Página 6.

Torna-se interessante ressaltar, que apesar da busologia ser um hobby, seus praticantes têm uma postura bastante séria em relação ao conhecimento que possuem. O nosso colega Ismael é um exemplo de um busólogo que busca sempre aprofundar seus conhecimentos sobre ônibus e que tem nos ajudado bastante com suas informação. 
*Primeiro ônibus da Cia. Carris. 



*Ônibus da Cia. Carris no Centro de Porto Alegre, na década de 1990.  

Nenhum comentário: