quarta-feira, 29 de maio de 2013

Porto Alegre de 1940

Já fazem algumas semanas que postamos em nosso blog um texto comentando os efeitos das grandes reformas urbanas para os habitantes da cidade. Como afirmamos anteriormente, vivemos um destes momentos como consequência das obras que estão sendo realizadas para a Copa do Mundo. Grandes transformações urbanas, além dos problemas no trânsito, geram a expectativa pelo novo que está sendo construído, ao mesmo tempo que geram uma certa apreensão por aquelas imagens da cidade que estão sendo modificadas. Um exemplo bastante marcante de momento semelhante a este que estamos vivendo agora, ocorreu no início da década de 1940 durante administração do Prefeito Loureiro da Silva. Neste período várias reformas urbanas foram realizadas. Uma das mais marcantes foi a construção e inauguração da Avenida Farrapos.Uma figura quase folclórica de Porto Alegre, que relaciona-se a essa temática de reformas urbanas, foi o "demolidor" senhor  João Macaco. A "Revista do Globo" de agosto de 1945 realizou uma reportagem sobre a ação desse senhor na abertura de novas avenidas em Porto Alegre. O título da reportagem é bastante significativo: "João Macaco, o demolidor".
"(...) é um absurdo - protestam os indignados cidadãos porto-alegrenses diante da febre de demolições que acometeu a capital nesses últimos tempos. 'Onde vai morar toda essa gente que fica sem teto de uma hora para outra? Na rua? Isso é caso de polícia...' João é o demolidor número um de Porto Alegre e o terror de nossas arcaicas e vetustas edificações coloniais (...). João Macaco também rasgou a cidade de ponta a ponta para dar lugar ao traçado da Avenida de cinco quilômetros que recebeu o nome de Farrapos. Segundo ele, porém, a profissão de demolidor 'é a coisa mais ingrata que Deus botou no mundo'. Porque, com a atual carestia de casas não é assim no mais que alguém abandona uma habitação garantida para ficar meses e meses sujeito aos caprichos de corretores ambiciosos e de anúncios classificados. João Macaco diz que tem 'comido fogo' com inquilinos, proprietários, fiadores - com todo o mundo enfim (...). Já restam poucos vestígios do século passado em Porto Alegre. Os picões, tratores e João Macaco são responsáveis pela 'limpeza'... Na verdade, Macaco é uma ameaça para a cidade. Ele já demoliu centenas de casas e espera acabar com outras tantas. É o dever (...)". 
Infelizmente não temos em nosso acervo imagens do Senhor Macaco, para tentar compensar esta falha, postamos abaixo uma imagem de Porto Alegre na década de 1940. 

                                 

* Foto Avenida Farrapos no período em que estava sendo aberta. 

Nenhum comentário: