quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma colega que merece destaque

Trabalhando conosco na Unidade de Documentação e Memória, temos uma colega muito especial. É a Dona Claudete, funcionária da Cia. Carris desde 1994. Esta colega tem uma história muito bonita e inspiradora. Antes de trabalhar no Setor de Memória, ela foi funcionária do setor de Serviços Gerais. Quando entrou na empresa, a Dona Claudete tinha apenas o ensino fundamental. Já como funcionária da Carris, nossa colega foi aluna do supletivo que existia dentro das dependências da empresa. Em 2001, Dona Claudete passou no vestibular de História das Faculdades Porto Alegrenses (FAPA), curso que ela concluiu em 2005. Em seguida, por se entusiasmar com o curso de História, ela  resolveu fazer uma pós-graduação em "História Contemporânea" na mesma faculdade. Atualmente a Dona Claudete trabalha em nosso setor de Memória e tem sido muito útil a sua contribuição. A nossa colega tem pensamentos muito interessantes sobre o trabalho do historiador e sobre as práticas de um bom educador. Durante o tempo em que esteve na faculdade, a Dona Claudete conheceu os livros de Paulo Freire, a quem passou admirar. Em uma reportagem sobre a sua trajetória, publicada em 2004 no jornal interno da empresa, a Dona Claudete fez a seguinte citação do pensador: 
                    'Mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e         ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam'.
 Acreditamos que este belo pensamento de Paulo Freire resume bem a determinação de nossa colega em fazer a diferença. Agradecemos a Dona Claudete pela sua colaboração no setor e ficamos felizes por compartilhar com uma pessoa tão determinada o nosso dia-dia de trabalho.



* Dona Claudete monitorando nossa exposição "Temporânea" no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, em dezembro de 2012. 

Nenhum comentário: