segunda-feira, 29 de julho de 2013

Com a ajuda do Ismael Bohem

Com a ajuda de nosso colega busólogo Ismael Bohem da Silva, voluntário do Memória Carris, coletamos algumas informações sobre a história de veículos que prestam serviços importantes para a comunidade. O Ismael tem um conhecimento grande sobre este assunto, pedimos então para ele escrever  um texto falando sobre o que ele sabe sobre os veículos responsáveis por parte do transporte coletivo (catamarã, trensurb e aeromóvel) e os veículos utilizados pela Brigada Militar, e pela SAMU. Algumas das informações que nos foram passadas pelo Ismael serão reproduzidas aqui no blog.
 Veículos da Brigada Militar: De acordo com o Ismael, durante a década de 1970 a frota da Brigada Militar era composta principalmente por caminhonetes Veraneio e carros Opala. Já na década de 1980 e 1990 a Brigada também passou a utilizar veículos da Fiat como o Uno, o Prêmio, o Elba  e automóveis Chevrolet como o Kadett e a Ipanema.
SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência): Sobre estes veículos, o Ismael conta que na década de 1990 a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre utilizava para o serviço de emergência veículos da Mercedes Benz. Nos anos de 2000, entretanto, o serviço prestado pelas SAMU foi federalizado, ou seja, veículos deste tipo passaram a ser distribuídos para diferentes municípios brasileiros. A SAMU em Porto Alegre, entretanto, se diferenciava pelas cores: os veículos eram todos brancos com listas azuis, quadrados azuis e com letras brancas. 
Trensurb:  Em 1980 foi criada uma linha experimental da Trensurb que ia até Sapucaia do Sul. Foram feitos  testes com diferentes modelos de composições (trens). No ano de 1984 foi escolhida a composição da fabricante japonesa Hitachi. A operação do Trensurb, entretanto, somente iniciou no ano de 1985. De acordo com o texto do Ismael,  a composição de trens do Trensurb chegou a Porto Alegre de navio. Ocorreu uma comemoração no Centro de Porto Alegre para marcar este momento. Em 1997 o trem iniciou as viagens até a estação Unisinos, em 2000 até o Centro do município de São Leopoldo. No ano passado começaram as operações do trem nas estações Rio dos Sinos e Santo Afonso, respectivamente nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo. Está previsto até o final deste ano a inauguração da estação Novo Hamburgo, localizada na área central deste cidade.
Aeromóvel: Os "experimentos" com o aeromóvel em Porto Alegre iniciaram no ano de 1982 quando foi criada uma linha experimental. Apesar do projeto ter sido aprovado pelos responsáveis da época, a conclusão das obras necessárias ao aeromóvel foram consideras muito dispendiosas, fazendo com que o projeto não fosse levado a diante. Atualmente, uma nova linha está sendo desenvolvida integrando a Estação Aeroporto do Trensurb com o terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A entrega da obra está marcada para o segundo semestre de Porto Alegre.
Catamarã: O Ismael nos informou que já havia serviço de Catamarã ligando Guaíba e Porto Alegre em1899, segundo ele este serviço existiu até a década de 1960.  Após um longo período, as Catamarãs voltaram a navegar no Guaíba em 2010 em um projeto experimental. Já em 2011 as viagens foram oficialmente reabertas, atualmente a empresa de transporte Ouro e Prata é responsável por este serviço.
Bom, como podemos perceber o Ismael tem várias informações interessantes sobre os meios de transporte utilizados tanto em Porto Alegre como na região metropolitana. Por isso ele é muito importante em nosso setor, ficamos muito felizes com a presença dele aqui conosco!

Abaixo postamos uma foto do nosso colega busólogo Ismael Bohem da Silva.




Um comentário:

Arildo Lins de Souza disse...

Bom dia! Por curiosidade e interesse futuro, gostaria de saber o que e feito dos veículos(ônibus), quando é feita a renovação de frota, de todas as empresas de Porto Alegre e arredores.
Meu e-mail-arildolins@gmail.com
Obrigado!