segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Exposição Temporânea no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo

      Nesta última semana, nossa colaboradora Claudete Luz (já falamos sobre ela em outras postagens) esteve no Museu de Porto Alegre fotografando nossa exposição "Temporânea: revitalizando memórias com Porto Alegre". Esta exposição foi produzida através de uma ação conjunta entre a Cia. Carris, a Secretaria Municipal de Governança, o Projeto Viva o Centro e a Associação Cultural Amigos da Memória Carris. Seu objetivo foi pensar e dar visibilidade aos processos de recuperação de territórios de Porto Alegre, tendo como foco as recentes ações de revitalização do Centro Histórico. 
    A mostra está dividida em 04 eixos: Cidade Antiga, Cidade Contemporânea, Cidade do Futuro e Coração da Cidade, demonstrando os encontros e desencontros das diferentes temporalidades da cidade. Com a exposição também se buscou ressaltar a importância da preservação e da valorização do patrimônio urbano, despertando laços de pertencimento e identificação na comunidade porto-alegrense em relação aos espaços da cidade. Espera-se que esta consciência se reflita num cuidado maior com estes espaços. 
    Quem for ao Museu Joaquim José Felizardo, além de conhecer a Temporânea, poderá apreciar  os acervos presentes no museu e a própria arquitetura do seu prédio. O solar Lopo Gonçalves, espaço que abriga o Museu de Porto Alegre, foi construído entre 1845 e 1855, para ser uma "residência de chácara", lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves. Sua arquitetura tem influência luza, sendo que o próprio prédio é parte do acervo do museu.
      Além do prédio, também podemos destacar como parte do acervo do Museu uma coleção de 20.000 fotografias que contam a história de Porto Alegre. Ou seja, visitar o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo é um interessante programa na cidade. As visitas podem ser feitas de terça a sexta - feiras, das 9h às 11h 30 min e das 14h até as 17h 30 min. A seguir postamos algumas das fotografias que foram tiradas pela Dona Claudete.
















Nenhum comentário: