segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Grêmio Esportivo Força e Luz

Um dia após a um dos mais empolgantes "Gre-Nais" dos últimos anos, iremos falar sobre um antigo time porto-alegrense que, de alguma forma, se relaciona com a história da Carris: o Grêmio Esportivo Força e Luz.
No ano de 1905 as duas empresas de transporte público de Porto Alegre, a Carris de Ferros Porto-Alegrense e a Companhia Carris Urbanus se reuniram e criaram a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense. O objetivo desta "nova" empresa era fornecer energia elétrica para cidade e ser responsável pelo transporte através dos bondes elétricos.
O clube de futebol "Grêmio Esportivo Força e Luz" foi fundado em setembro de 1921, ele era conhecido como "time da Carris". Também tinha os apelidos de "Forcinha" e "Rajado", o terceiro nome em função de sua camisa listrada em vermelho e branco.
Na década de 1930 o Força e Luz era um dos poucos times porto-alegrenses a admitir negros em seus quadros de jogadores, algo inovador no período. Durante a década de 1940 o time foi obrigado a trocar de nome, neste período teve os nomes de "Rio Branco" e "Corinthias", voltando posteriormente ao nome original.
No ano de 1959 o clube fechou seu departamento de futebol para reabri-lo no ano de 1972. Até 2006 o clube participou do campeonato de veteranos, neste mesmo ano vendeu seu estádio para uma rede de supermercados e requereu sua extinção junto à Federação Gaúcha de Futebol. Postamos a seguir duas imagens de times do "Força e Luz", uma da década de 1930 e outra da década de 1970.






                        

Nenhum comentário: