terça-feira, 14 de abril de 2015

Um bonde na praia!

   Semana passada, vasculhando nosso acervo, encontramos uma fotografia no mínimo curiosa: um bonde da Cia. Carris estacionado na beira do mar. Constatamos que a foto não era uma montagem e ficamos curiosos com a história por trás daquele registro intrigante. Foi lendo o blog "Almanaque Gaúcho" de 31 de maio de 2012 que encontramos uma explicação. Iremos transcrever a carta enviada para o "Almanaque Gaúcho" pelo leitor Regis Zigue, filho do antigo proprietário do bonde, que explica a história por trás da foto do "bonde a beira-mar". 

"Aquele bonde foi comprado da Cia. Carris por meus pais Augusto Lautério Zigue e Zeny do Nascimento Zigue, e colocado nas areias da praia de Tramandaí. A localização era a seguinte: seguindo pela rua da Igreja, ao chegar na praia, cerca de 500 metros à esquerda. O bonde número 2 da Carris foi transformado em um bar e lancheria, onde trabalhei com meus pais e irmãos por alguns anos durante os verões. A foto é realmente do ano de 1970, antes de o bar ficar pronto e entrar em funcionamento no verão de 1970 para 1971. Lembro, porém, que o bonde não ficou muito tempo em atividade, no máximo quatro anos. Era inevitável financeiramente, porque na época Tramandaí não tinha uma população residente como existe hoje, e isso impossibilitou o funcionamento do bar o ano todo. Os adultos tinham empregos fixos em Porto Alegre durante o ano e no verão se tornava difícil a permanência deles na praia, a não ser que estivessem de férias. Às vezes, apesar de bem jovem (14 anos), eu passava a semana inteira atendendo sozinho no bar. Esses problemas de "operacionalização" imagino que também tenham sido preponderantes para que a ideia do bonde fosse abandonada, infelizmente. 
O bonde foi vendido depois e, se não me falho a memória, os compradores tinham a intenção de colocá-lo no pátio de algum colégio. O município onde estaria localizado aquele colégio, infelizmente, não me recordo (...)". 








Nenhum comentário: