sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Dia da Consciência Negra

Hoje, vinte de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Mais do que uma data de comemoração este é um momento de reflexão e reconhecimento da importância dos negros  para a formação de nosso país e da sociedade brasileira.  
Aqui na Unidade de Documentação e Memória da Cia. Carris, temos consciência que a real igualdade de oportunidades entre negros e brancos no Brasil ainda é um caminho que precisa ser trilhado. Muitas conquistas foram alcançadas principalmente nas últimas décadas, mas mesmo assim, ainda sentimos os reflexos dos mais de trezentos anos de escravidão e de um processo de abolição deficiente. Ainda vemos a população negra entre os mais pobres do país e entre aqueles que têm menores possibilidades de ascensão social (boa educação, bons empregos, etc...). 
No sentido de participar na superação desta realidade, nosso setor participa de três projetos distintos que têm como proposta provocar reflexões sobre o papel dos negros no Brasil e apresentar aspectos da luta deste povo para ter sua cidadania reconhecida. As exposições EnFoco e ViDHas são compostas por banners que são emprestados para escolas através de agendamento.  Com a EnFoco temos uma amostra fotográfica composta por três eixos temáticos: memórias institucionais, locais de identificação e representação contemporânea do negro em Porto Alegre. Já a exposição ViDHas é composta por 22 banners que demonstram, a partir de uma perspectiva linear, o histórico de lutas e conquistas dos negros pela efetivação dos seus direitos. Estas exposições podem ser agendadas pelo e-mail: memoria@carris.com.br.
Também apoiamos e participamos do projeto Territórios Negros. Trata-se de um percurso realizado por um ônibus da Cia. Carris que passa por locais que ajudam a contar a história dos negros em Porto Alegre. Uma historiadora acompanha o trajeto falando sobre a importância de cada um dos locais de parada e sobre a história deste grupo étnico em nossa cidade. Para agendamentos de escolas para os Territórios Negros é necessário enviar e-mail para: territorio.negros@carris.com.br. 






Nenhum comentário: