terça-feira, 12 de julho de 2016

Mercado Público de Porto Alegre

  Porto Alegre é uma cidade de muitas histórias. Nos habituamos a transitar por seus espaços sem reparar nas marcas do passado existentes na cidade. O olhar cotidiano sobre locais que fazem parte do nosso dia-dia muitas vezes acaba por "colocar um véu" sobre estes lugares, escondendo com um ar monótono  de "todo dia" construções e espaços realmente extraordinários. 
   Um exemplo marcante desta situação é o Mercado Público de Porto Alegre, uma construção de 1869. Localizado em uma área de intensa circulação de pessoas, poucos já se dedicaram a olhar o Mercado com "olhos de olhar", reparando nos detalhes presentes em sua bela construção. 
  Resgatando um pouco a memória do Mercado, sabemos que a ideia de construção de um grande mercado para atender a população da cidade surgiu em 1842, quando o então Governador da Província, Saturnino de Souza, sentiu a necessidade de construir um prédio que organizasse o comércio da capital. Até este momento, o comércio de alimentos na cidade era desenvolvido em barracas, em feiras como a do Largo da Quitanda (na atual Praça da Alfândega) e no Largo do Paraíso (atual Praça XV). O local escolhido para a construção do primeiro Mercado Público de Porto Alegre foi exatamente o antigo Largo do Paraíso. Este primeiro prédio foi construído com tijolos e tinha enormes portões de ferro. O comércio era realizado tanto no seu espaço interno como externo. Ali se comercializava tudo: frutas, verduras, carnes, roupas, cordas, arreios, estribos, artigos de toucador, armas, munições e até mesmo trabalhadores escravizados. Perto do prédio foi construída uma doca com espaço para o estacionamento de carretas e carroças, tudo isso com o objetivo de facilitar o abastecimento do Mercado. 
  No ano de 1863 esse primeiro Mercado já era considerado pequeno para as necessidades da cidade. Em 29 de agosto de 1864, o então presidente da província, João Marcelino de Souza Gonzaga, lançou a pedra fundamental do novo Mercado Público de Porto Alegre, que foi construído no alinhamento do "Caminho Novo", rua que deu origem a atual Voluntários da Pátria. As obras foram concluídas em três de outubro de 1869. Porém, o novo prédio só foi aberto para a população em primeiro de janeiro de 1870.
   Sabemos que a Cia. Carris Porto-Alegrense foi fundada em 19 de junho de 1872, contudo, as atividades da Carris só começaram a se desenvolver em 4 de janeiro de 1873. Temos a informação que ainda em janeiro de 1873, a parte administrativa da nova empresa de transportes se estabeleceu no torreão 3 do Mercado Público. Lá eram vendidos os "bonds", nome dado aos bilhetes de passagem. O escritório da Carris funcionou no Mercado Público até dezembro de 1873, quando o setor foi transferido para o 'Depósito de Bonds", localizado na Rua da Várzea, atual avenida João Pessoa. 


   
  
  
   

Nenhum comentário: