quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Antigos nomes de ruas de Porto Alegre




      Encontramos em nosso acervo um livro intitulado: "Porto Alegre, a cidade e sua formação", de autoria de Clovis Silveira de Oliveira. Esta publicação de 1985, traz muitas informações sobre a história do desenvolvimento de Porto Alegre. Achamos particularmente interessante um capítulo dedicado aos antigos nomes de ruas do Centro Histórico de nossa cidade. 
   Existem muitas histórias curiosas envolvendo os lugares pelos quais passamos no nosso dia-dia, ao conhecer os antigos nomes de ruas do Centro, algumas destas histórias se tornam conhecidas. Utilizando o livro citado como fonte, iremos "contar" algumas destas histórias para os nossos amigos e leitores. 

"(...) Beco dos Guaranis -  (Rua General Vasco Alves): É a segunda que se formou em sentido transversal [à atual Rua dos Andradas]. Iniciava na Rua da Praia indo até a Praia do Riacho [próximo a atual Rua Washington Luiz]. Tinha esse nome devido a que no cruzamento com a Rua da Ponte (atual Rua Riachuelo), no antigo lugar do depósito de pólvora (1773), foi construído um quartel para sediar o 24º e o 25º Regimento de Milícias, ambos com efetivo de índios guaranis recrutados nas Missões por volta de 1824  [grifo meu]. Mais tarde esse beco tomou o nome de Rua da Guarda Municipal, também conhecida como Rua do Princípe. Após a Guerra do Paraguai, sua denominação foi mudada definitivamente para a Rua Gen. Vasco Alves (...).

Atual Rua Vasco Alves


"(...) Rua dos Pecados Mortais - Rua do Jogo da Bola - Rua dos Nabos a Doze- (Rua Gen. Bento Martins): Todos esses nomes foram usados na quinta transversal que iniciava na Praça do Pelourinho [na Rua dos Andradas, próximo a atual Igreja das Dores] e ia até a Praia do Riacho. É a que hoje conhecemos, em toda sua extensão, pelo nome de General Bento Martins, Barão de Ijuí, nascido em Cachoeira do Sul em 1818 e falecido em Uruguaiana em 1881. Essa rua teve a denominação oficial de Rua do Arroio, em 6 de junho de 1870, mas o trecho que iniciava na Rua da Praia e ia até a atual Riachuelo, foi conhecida como Rua dos Pecados Mortais devido ao aspecto moral das moradoras que aí ocupavam sete casinhas. Assim como o trecho entre a Rua Riachuelo e a Duque de Caxias foi conhecido por Rua do Jogo de Bola porque ali o comerciante Antônio Pereira da Silva instalou, no terreno do armazém de sua propriedade, uma espécie de jogo de bochas. O trecho que ia da Duque de Caxias à Rua do Arvoredo foi conhecido por Beco do Nabo a Doze, apelido de João Antônio da Silva, ali estabelecido com pequeno comércio onde vendia doze nabos por um vintém (...)". 

Resultado de imagem para Rua Bento Martins- Porto Alegre
Atual Rua Bento Martins


    "(...) Beco do Fanha - (Rua Caldas Junior) : Começava na Rua da Praia, perto do Largo da Quitanda (atual Praça da Alfândega) e ia até a Rua da Ponte (atual Riachuelo), onde existia uma pinguela para dar passagem por sobre as águas de uma fonte logo acima. Seu nome vem de um taberneiro que ali se instalou em uma das casas de Inácio Manoel Vieira. O Fanha, que nem fanha era, apenas falava com uma voz gutural abafada, chamava-se Francisco José de Azevedo. Por volta de 1870 o beco foi denominada de Rua Paissandu, em homenagem à vitória naval e terrestre no cerco da cidade uruguaia assim chamada, quando da Guerra de 1864/1865. Hoje essa rua se chama Caldas Junior (...)". 

Resultado de imagem para Rua Caldas Junior - Porto Alegre
Foto rara do Beco do Fanha (atual Rua Caldas Junior) ainda no século XIX.



                                  
   "(...) Beco da Guarapa - (Trecho da Rua Gen. Câmara):  Assim se denominava a Rua da Ladeira [atual Rua General Câmara] além da Rua da Praia, em direção ao rio. É que naquele trecho se instalou na esquina João Inácio Teixeira com seu armazém que vendia guarapa. O beco também foi conhecido pelo nome de Beco do João Inácio. Hoje, esse beco mais a antiga Rua do Ouvidor ou Ladeira, são denominados oficialmente de Rua General Câmara, em homenagem ao grande militar, 2º Visconde de Pelotas (...)".* 

Resultado de imagem para Rua General Cãmara Porto Alegre
Fotografia rara da antiga Rua da Ladeira (atual Rua Gen. Câmara) no século XIX. É possível visualizar trecho após a Rua da Praia, quase as margens do Guaíba.


* Fonte: Oliveira, Clovis Silveira "Porto Alegre: a cidade e a sua formação". Gráfica e Editora Norma, 1985. Porto Alegre, RS. 
    


Um comentário:

Carlinhos disse...

Excelente material. Só um detalhe: na Bento Martins, a foto é, na verdade, da Cipriano e não da Bento.